Você sabe por que Pensar Negativo é Perigoso?

Poder do pensamento negativo.

Poder do pensamento negativo.

Tudo começa com uma explicação básica: nosso cérebro possui um sistema de filtro, a formação reticular é responsável pela atenção seletiva. Ela é muito útil, pois filtra tudo o que estamos buscando, ou seja, o que nos interessa no momento.

Você já reparou que quando decide comprar um carro você começa a ver o modelo que escolheu todo o tempo na rua? Ou quando uma mulher fica grávida, começa a ver outras mulheres grávidas?

Esse filtro é importante para nós porque nos ajuda a selecionar somente o que precisamos no momento, senão ficaríamos loucos com tanta informação que chega a cada segundo, internet, pessoas, trabalho, sons, imagens, entre tantas outros estímulos que recebemos a todo momento.

Da mesma forma que nosso cérebro nos ajuda a focar no que interessa e passamos a receber e vivenciar essas informações… imagina o que acontece quando estamos negativos, quantas coisas ruins somos capazes de atrair?

As pessoas costumam chamar isso de maré de azar, fase ruim, entre tantas outras crendices, quando na verdade não sabem que elas mesmas estão causando essa maré, através de cada onda de negatividade, pessimismo, medo, raiva… nosso cérebro entende que isso é o nosso foco e adivinha? Começa a filtrar somente situações que correspondam a essa busca.

Por isso, estar consciente é a melhor forma de nos darmos conta quando iniciamos um processo de pensamento negativo, devemos parar tudo e recomeçar.

Carolina Maino
Carolina Maino
Graduada em Relações Públicas com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Possui formação internacional em Coaching pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching), é Analista de Professional Assess Certification, desenvolvendo habilidades de avaliação e construção de Modelo de Competências, Analista DISC (Avaliação de Perfil Comportamental) e Practitioner em Programação Neurolinguística.

Os comentários estão encerrados.