Muito tem se falado sobre SORORIDADE, mas você sabe qual o significado? A palavra vem do latim – “sóror” e significa “irmãs”. Sororidade quer dizer a empatia e solidariedade entre mulheres, uma união de força mútua para gerar acolhimento umas com as outras. É olhar com carinho para amigas, mães, colegas de trabalho sem qualquer tipo de julgamento ou preconceito. ⠀
Reflete de maneira exata a expressão “não somos concorrentes, somos irmãs”. Dicas para praticar a sororidade no dia a dia:
– Falar para mulheres algo que você gosta nelas: Já parou pra pensar que às vezes só elogiamos a amiga, mãe, irmã, vó, professora, prima quando chega aniversário ou data comemorativa? Vamos espalhar amor por aí, independente do dia, e falar como elas são especiais.
– Ouvir mulheres que tenham experiências diferentes da sua: Vale ler textos, ver vídeos e conversar pessoalmente. A troca vai ser maravilhosa e uma ainda pode ajudar a outra no que puder aumentando a empatia e compaixão.
– Ajudar outra mulher que esteja precisando de apoio: Ajudar outras mulheres que precisem é um exercício de sororidade, principalmente quando isso acontece independente de quem seja a pessoa que precisa de ajuda.
– Lembrar que não somos rivais: A rivalidade feminina por muito tempo foi algo natural e que nos mostrou que era certo competir com outras mulheres. Vamos ficar atentas aos nossos pensamentos e comentário para perceber se eles não estão fortalecendo a rivalidade em entre nós.
– Não julgue uma mulher pela forma como se veste: Muitas vezes inconscientemente fazemos comentários e julgamos a forma como uma mulher está vestida de um jeito “vulgar” ou por não “estar na moda”. Devemos assumir nossos erros e refletir sobre eles para não repetí-los. Qualquer mulher veste o que quiser e o que a faz se sentir bem.
– Não utilize palavras ofensivas para se referir a mulheres: Louca, mandona, desequilibrada, vulgar, bruxa, entre outras. Isto só fortalece negativamente a nossa consciência coletiva em relação às mulheres.
– Auxilie uma colega de trabalho que está com alguma dificuldade: muitas mulheres relatam que se sentem ameaçadas pelas colegas de trabalho, mas é claro que se você estiver fazendo o seu melhor, não há razões para se sentir assim. O que acontece é que, diante dessa situação, muitas deixam de ajudar as colegas de trabalho e muitas vezes até tentam prejudicá-las. Pense melhor na próxima vez que puder ajudar uma colega de trabalho e faça isso sempre tendo a empatia em mente, um dia pode ser você precisando de ajuda.
– Não julgar as atitudes de mulheres que pensam e agem diferente de você: Precisamos nos respeitar independente das nossas diferenças. Não vamos agir e pensar do mesmo jeito, mas ofender e expor outra mulher por isso irá fomentar sentimentos negativos de desunião, que não são benéficos para nosso desenvolvimento e amadurecimento.
Seja uma mulher que levanta outras mulheres. Juntas somos melhores e temos ainda mais força!
Saiba mais sobre Identidade Pessoal e Mentoring.