SÓ POR HOJE, NÃO TE IRRITES

Em nossa última matéria, foi destacada a importância da prática diária dos princípios do Reiki como forma de auxiliar na manutenção do equilíbrio e harmonia, além das dicas sobre o primeiro princípio “Só por hoje, não te preocupes”.  Neste mês, o destaque é para o segundo princípio do Reiki.

 

  1. SÓ POR HOJE, NÃO TE IRRITES

 

A irritação é uma das sensações mais presentes em nossos dias. Seja por tirar conclusões precipitadas, seja por levar para o lado pessoal opiniões contrárias às nossas  [atenção para a sugestão de leitura do livro “Os quatro compromissos”!] ou por se sentir injustiçado (a). Acionamos o “módulo” irritação como uma forma de reagir ao que julgamos ser incorreto e diverso ao nosso modo de ver e agir, o que gera um estado de nervosismo que abala nossa harmonia e equilíbrio.

Quem nunca se irritou? Tente recordar as situações ou pessoas que te irritam e o motivo pelo qual existe uma reação de irritação em relação a isso.

Qual a frustração que está por trás desta irritação? O que quero controlar?

A irritação está ligada diretamente aos modelos mentais que seguimos, o que gera um julgamento excessivo ao outro e a si mesmo. O que normalmente não nos damos conta é que, a irritação ao invés de fazer justiça [como imaginamos] nos tira o equilíbrio e não auxilia na solução da questão que nos incomoda.

Este princípio do Reiki nos recorda que é possível sim sair deste estado emocional prejudicial, veja bem, é possível, mas não é um botão liga/desliga que ao acionarmos transformará a irritação em paz. A consciência do estado emocional é o que permite a reflexão, que por si só, traz a o que chamamos de estado de escolha. Ou seja, ao perceber a reação por meio da irritação, pare por alguns segundos, respire fundo [a respiração nos reconecta ao mundo interno] e questione a si mesmo:

O que quero controlar?

O que eu escolho neste momento? Como escolho me sentir?

E lembre da frase: “ Só por hoje, não me irrito.”

Esta pequena prática auxilia a retomar o controle, não da situação ou de alguém, mas do que realmente importa: o controle da sua vida e do seu estado emocional. Quer saber mais dicas sobre como o Reiki pode te ajudar? Acompanhe nosso blog e faça contato para um café.

 

 

Katlen Berton
Katlen Berton
Tem formação em Direito pela Universidade de Caxias do Sul com MBA em Gestão Empresarial pela Unisinos. Membro da Associação Brasileira de Direito e Administração [ABD&A]. Obteve qualificação em diversos cursos na área de Gestão, Administração e Relacionamento com o Cliente, acumulando 20 mil horas de experiência em gestão de equipes e relacionamento com o cliente.

Os comentários estão encerrados.