Em nossa última matéria, foi destacada a importância da prática diária dos princípios do Reiki como forma de auxiliar na manutenção do equilíbrio e harmonia, além das dicas sobre o primeiro princípio “Só por hoje, não te preocupes”. Neste mês, o destaque é para o segundo princípio do Reiki.
A irritação é uma das sensações mais presentes em nossos dias. Seja por tirar conclusões precipitadas, seja por levar para o lado pessoal opiniões contrárias às nossas [atenção para a sugestão de leitura do livro “Os quatro compromissos”!] ou por se sentir injustiçado (a). Acionamos o “módulo” irritação como uma forma de reagir ao que julgamos ser incorreto e diverso ao nosso modo de ver e agir, o que gera um estado de nervosismo que abala nossa harmonia e equilíbrio.
Quem nunca se irritou? Tente recordar as situações ou pessoas que te irritam e o motivo pelo qual existe uma reação de irritação em relação a isso.
Qual a frustração que está por trás desta irritação? O que quero controlar?
A irritação está ligada diretamente aos modelos mentais que seguimos, o que gera um julgamento excessivo ao outro e a si mesmo. O que normalmente não nos damos conta é que, a irritação ao invés de fazer justiça [como imaginamos] nos tira o equilíbrio e não auxilia na solução da questão que nos incomoda.
Este princípio do Reiki nos recorda que é possível sim sair deste estado emocional prejudicial, veja bem, é possível, mas não é um botão liga/desliga que ao acionarmos transformará a irritação em paz. A consciência do estado emocional é o que permite a reflexão, que por si só, traz a o que chamamos de estado de escolha. Ou seja, ao perceber a reação por meio da irritação, pare por alguns segundos, respire fundo [a respiração nos reconecta ao mundo interno] e questione a si mesmo:
O que quero controlar?
O que eu escolho neste momento? Como escolho me sentir?
E lembre da frase: “ Só por hoje, não me irrito.”
Esta pequena prática auxilia a retomar o controle, não da situação ou de alguém, mas do que realmente importa: o controle da sua vida e do seu estado emocional. Quer saber mais dicas sobre como o Reiki pode te ajudar? Acompanhe nosso blog e faça contato para um café.