A grande diferença entre ser responsável e ser vítima

Quem é você: Responsável ou Vítima?

Suas ações determinam os seus resultados. Ou seja, ao assumir o controle da sua vida e se tornar responsável por ela, você inicia sua jornada rumo ao sucesso. Caso contrário você irá parar assim que encontrar o primeiro obstáculo, não sabendo como ultrapassá-lo para seguir o caminho. Quando assume a responsabilidade, você aprende com os contratempos e segue em frente. Você passa a ser perseverante diante de desafios e problemas colocando o melhor de si no que for preciso. Pessoas responsáveis são autoras da própria vida e alcançam resultados que as vítimas apenas sonham em alcançar.

Todos os dias escolhemos ser ou não responsáveis, e as consequências dessas escolhas nos acompanham para sempre. Ser vítima é apenas uma questão de atitude ou de perspectiva, mas se persistir nessa escolha por muito tempo, isso poderá se tornar um hábito. O mesmo acontece com quem tem atitude responsável que, se repetida ao longo do tempo, se tornará sua resposta automática a qualquer adversidade. Pessoas bem-sucedidas não temem a realidade. Elas têm clareza do papel que exercem nos eventos de suas próprias vidas. Buscam, admitem e assumem a responsabilidade e sabem que esse é o único jeito de revelar novas soluções, aplicá-las e vivenciar uma nova realidade, seguindo sempre em frente. Elas observam os resultados e extraem  informações que podem usar para tomar atitudes ainda melhores, conseguindo resultados mais extraordinários.

Mas como não ser uma vítima e adotar a responsabilização como um hábito?

Uma das formas mais rápidas de trazer a responsabilidade para a vida é encontrar um parceiro, mentor, colega, ou um Coach. Esse “parceiro de responsabilização” deverá prover feedbacks francos e objetivos sobre sua atuação, oferecendo ideias ou até mesmo expertise quando necessário. Segundo a pesquisa da Dra. Gail Matthews, indivíduos que escreviam seus objetivos alcançavam 39,5% mais chances de obter sucesso, enquanto que indivíduos que escreviam seus objetivos e enviavam relatórios para amigos ou mentores tinham 76,7% mais chance de alcançá-los. Por isso, por mais eficiente que seja escrever os objetivos, ao compartilhar o seu progresso com alguém regularmente, você poderá ter o dobro de eficácia.

Um Coach poderá treiná-lo para que você maximize sua atuação com o passar do tempo. Se observarmos e pesquisarmos, é difícil encontrar empreendedores e grandes profissionais que não tenham um Coach ao seu lado, ajudando-os nas principais áreas de suas vidas. O Coaching ajuda você a comprometer-se com seus objetivos, assumir as responsabilidades e alcançar resultados de sucesso.

Veja na imagem abaixo, dados extraídos do livro A ÚNICA COISA, de Gary Keller e Jay Papasan, as diferenças entre ser vítima e ser responsável:
Infográfico Quem é você: Responsável ou Vítima?

Infográfico Quem é você: Responsável ou Vítima? Fonte: ICM Divulgação.

Dicas práticas para começar a ser responsável já:

Dê o seu melhor

Resultados extraordinários acontecem apenas para pessoas comprometidas a dar o melhor de si, dispostas a se tornarem o melhor possível em sua missão mais importante. Esse é o caminho para a maestria, é a essência de ser responsável.

Busque constantemente o melhor

Esteja sempre aberto para novas ideias, formas, habilidades e relacionamentos. Não se contente com o que vem naturalmente. Busque adotar a melhor abordagem e metodologia possível.

Assuma o ser responsável que você é

A tentação de se colocar como simples espectador da vida é grande, pois sempre parece mais fácil abrir mão da responsabilidade e se vitimizar. Assuma seus resultados! As mudanças ocorrem apenas quando você se responsabiliza. Então seja o protagonista da sua própria vida.

Tenha um mentor

Contrate um Coach, um mentor, um profissional que seja o seu “parceiro de responsabilização”. É difícil encontrar pessoas que alcançam o sucesso sozinhas, sem ajuda de um profissional que faça você se comprometer com os objetivos, assumir as responsabilidades e alcançar resultados extraordinários. E, com o passar do tempo,  esse Coach/Mentor irá treiná-lo para que você maximize sua atuação.

Precisa de ajuda? Aqui no ICM, temos profissionais especializados em cada área do desenvolvimento que poderão auxiliar você de acordo com as suas necessidades pessoais, profissionais ou do negócio em que você atua. Com conhecimento, experiência e uma ampla visão de mercado, nós podemos ajudar você a alcançar os melhores resultados. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar.

Carolina Maino
Carolina Maino
Graduada em Relações Públicas com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Possui formação internacional em Coaching pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching), é Analista de Professional Assess Certification, desenvolvendo habilidades de avaliação e construção de Modelo de Competências, Analista DISC (Avaliação de Perfil Comportamental) e Practitioner em Programação Neurolinguística.

Os comentários estão encerrados.