Você sabe porque é fundamental saber dizer NÃO?

Essa é uma das coisas mais importantes que a gente precisa aprender caso não saiba: dizer NÃO! Muitos clientes me relatam esse fato com certa frustração inclusive, porque quando não conseguem dizer não para alguém, acabam fazendo o que não querem ou até nem poderiam fazer e isso causa irritação, tristeza e conflito interno. Mas você já parou para pensar o que tem por trás desse boicote? E eu digo boicote porque quando dizemos sim, querendo dizer não, geramos uma energia complexa de fazer por obrigação e isso nunca tem saldo positivo.

O que tem por trás desse medo de dizer não, é o fato de não querer causar conflito com o outro, certo? De não desapontar nem desagradar ninguém, mas aí você desaponta a si mesmo e cria esse personagem, que faz tudo pelo outro, porque o fundo emocional disso lá no nosso inconsciente, é: se eu fizer tudo que me pedem, eu serei aceito, eu serei bom, eu serei educado, eficiente, entre tantas outras crenças que aprendemos desde cedo sobre ajudar os outros. Acontece que essas crenças têm que ser analisadas no caso a caso.

 

Pensa comigo, se não nos ajudarmos primeiro, como vamos ajudar os outros? Um exemplo básico: você sai do mercado com as duas mãos cheias de sacolas. Chega uma pessoa e te pede para ajudar a carregar as sacolas dela. Quais opções que você tem? Dizer que não pode nesse momento, pois está com as mãos ocupadas, ou largar as suas sacolas no chão e pegar as dessa pessoa. E aí, o que acontece? Você acha justo? Você se sente bem quando diz sim para os outros e diz não para si mesmo? É conflitante mesmo, não é?

Então aprenda a dizer não, explicando as razões pelas quais você não pode ou não quer realizar aquele pedido, sem ter medo, da reação do outro. Porque se essa pessoa ficar chateada com você, é uma situação que ela tem que lidar e não você. O fato de dizer sim para todos, faz com que você assuma as sacolas daquela pessoa e dessa forma ao invés de você estar ajudando de fato, você está impedindo essa pessoa de evoluir.  Ninguém gosta de ouvir um não, de ser contrariado, porque isso causa desgosto, raiva, frustração e exatamente por não causar esses sentimentos no outro, você impede que essa pessoa lide com esses sentimentos e não se desenvolva.

Quando a gente educa uma criança e diz que o não é para o bem dela, é porque sabemos que isso é importante de ser desenvolvido, pois uma criança que cresce sem limites, vai ser possivelmente, um adulto frustrado, porque nas situações que encontrar no trabalho por exemplo, não vai saber lidar com nada que o contrarie. Então, da próxima vez que você quiser dizer não para alguém, lembra disso, você prefere assumir a sacola daquela pessoa ou ajudar no crescimento e desenvolvimento dela?

Carolina Maino
Carolina Maino
Graduada em Relações Públicas com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Possui formação internacional em Coaching pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching), é Analista de Professional Assess Certification, desenvolvendo habilidades de avaliação e construção de Modelo de Competências, Analista DISC (Avaliação de Perfil Comportamental) e Practitioner em Programação Neurolinguística.

Os comentários estão encerrados.