Reiki: Perguntas e Respostas

O Reiki é associado a alguma religião?
Não, o Reiki é uma técnica que auxilia, por meio da energia vital, na autopercepção e ampliação da consciência, fundamentais para o reestabelecimento da harmonia e equilíbrio. Mikao Usui, seu criador, dizia: “É a arte secreta para convidar a felicidade”.

Basta a aplicação do Reiki para a retomada do equilíbrio?
O Reiki é um instrumento que proporcionará consciência e bem-estar, contudo, Usui criou juntamente com a técnica, cinco princípios para a prática da autoconsciência, que nos convidam a refletir e viver o que pode ser vivido no AGORA. A autopercepção e autoconsciência são fundamentais, uma vez que é em si mesmo que se encontram as perguntas certas, a intuição e a capacidade de solução.

Quais são os princípios do Reiki?
São 5 os princípios do Reiki criados por USUI para a auto responsabilidade na manutenção do equilíbrio e harmonia. Para maior compreensão de cada um deles, compartilho ao lado do princípio, frases de reflexão do Livro do Coração (autor desconhecido), que tive a honra de conhecer por meio da leitura de um artigo da associação portuguesa de Reiki:
Só por hoje, sou calmo: “Quando o coração está cheio de paciência, tudo por ser colocado em ordem; quando não é paciente, tudo desaba.”
“Quando o coração está cheio de raiva, as palavras são faladas duramente; quando está livre de raiva, as palavras são pacíficas.”
Só por hoje, confio: “Quando o coração está cheio de erros, outros parecem assustadores; quando está livre de erro, não há o que temer.”
Só por hoje, sou grato (a): “Quando o coração está cheio de cobiça, os pedidos são infinitos; quando está livre da cobiça, nada extra é necessário”
Só por hoje, trabalho honestamente: “Quando o coração está cheio de obstáculos, outros são prejudicados; quando está livre de obstáculos, ninguém é prejudicado.”
Só por hoje, sou bondoso (a): “Quando o coração está cheio de ego, a bondade de outros é ignorada; quando está livre de ego, a bondade dos outros é apreciada.”

E os estudos, o que dizem sobre o Reiki?
Diversos são os estudos acerca dos benefícios do Reiki, além de grandes universidades como USP e UNISINOS comprovarem os estudos e algumas delas oferecerem cursos de extensão em Reiki, a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde, reconhecem o Reiki como uma das práticas complementares voltadas à saúde e ao equilíbrio vital.

O que são chacras?
Chakra ou chacra tem origem no sânscrito, significando “Roda”.
Os chacras são pontos energéticos que possuem funções de distribuição e manutenção da energia vital, semelhante a função de outros aspectos do corpo humano.
São 7 os principais chacras, cada um vinculado a uma região do corpo físico e emoções correspondentes.
Quando há um desequilíbrio, seja físico [doenças, dores] ou emocional, há um consequente bloqueio destes centros de energia.

O que sinto ao receber o Reiki?
As sensações são únicas de cada indivíduo, mas por meio desta energia há o alinhamento dos chacras e consequentemente da energia vital que alimenta o corpo físico e emocional. Por este fato, a maioria das pessoas acessa o estado de bem-estar ao receber o Reiki. O Reiki atua no que precisamos, que nem sempre tem relação com o que queremos.

Nas próximas semanas, compartilharei a função de cada chacra e frase de reflexão correspondente a cada centro de energia. Acompanhe!

Quer agendar uma sessão de Reiki? Clique aqui.

 

Katlen Berton
Katlen Berton
Tem formação em Direito pela Universidade de Caxias do Sul com MBA em Gestão Empresarial pela Unisinos. Membro da Associação Brasileira de Direito e Administração [ABD&A]. Obteve qualificação em diversos cursos na área de Gestão, Administração e Relacionamento com o Cliente, acumulando 20 mil horas de experiência em gestão de equipes e relacionamento com o cliente.

Os comentários estão encerrados.