Quais as principais características de um bom líder?

Exercer um cargo de gestão é um sonho de muitos, mas não é tarefa fácil conduzir os profissionais para alcançar os resultados almejados pela organização. Isso exige muito mais do que apenas conhecimento técnico, mas algumas habilidades fundamentais, que somente um verdadeiro líder pode oferecer. Algumas dessas características muito valorizadas no mercado de trabalho são o que diferenciam bons líderes de maus chefes. Confira:

Preocupe-se em desenvolver cada membro de sua equipe:
Um verdadeiro líder não fica apenas focado em resultados, mas também trabalha constantemente para desenvolver cada um dos membros de sua equipe. Ele conhece bem os seus liderados, investe em seu potencial e os ajuda a melhorar os seus pontos fracos. Assim diferencia-se de um mau chefe porque, ao invés de apenas cobrar as demandas, treina, orienta e busca oportunidades para seus colaboradores fazerem entregas com maior qualidade.

Não seja individualista:
Outra característica que diferencia um bom líder de um mau chefe é a sua capacidade de se reconhecer como um membro de sua equipe e não como alguém diferenciado. Ele não se limita apenas a cobrar resultados e dar ordens, mas sabe que também deve participar ativamente das atividades. Dessa forma, comemora com sua equipe as vitórias, mas se responsabiliza pelos erros. Ele exerce um tipo de gestão focada em ensinar aquilo que sabe, ao mesmo tempo em que fica sempre aberto a aprender com seus subordinados.

Saiba dar o exemplo:
Essa dica é muito preciosa para todos que desejam potencializar sua liderança. Um bom líder deve ser exemplo para seus liderados, para que os comportamentos da sua equipe sejam reflexos de suas próprias ações. De que adianta você cobrar certas atitudes se você mesmo não as consegue seguí-las? Com esse comportamento, você motivará e inspirará os seus colaboradores.

Esteja aberto a contribuições:
Seja flexível e aberto a contribuições por parte de sua equipe. Aprenda a ser humilde e ouvir todas as opiniões, sugestões e novas ideias. Assim, seus colaboradores se sentirão importantes e darão o melhor de si em prol de bons resultados.

Dê suporte:
Para ser um bom líder e não um mau chefe é importante acompanhar seus colaboradores no dia a dia de trabalho. É essencial ser flexível e dar autonomia a cada um quando necessário, mas também é imprescindível que você esteja junto com sua equipe, acompanhando as demandas e a evolução de cada um. Seja o suporte que eles necessitam!

Busque um relacionamento de respeito:
Honre e respeite a vida de cada colaborador. Lembre-se de que um nível mais alto na hierarquia não dá o direito de desrespeitar e humilhar os outros profissionais. Trate-os da mesma maneira que gostaria de ser tratado, pois eles são parte fundamental de sua equipe. Não esqueça que por trás de todos os resultados alcançados pela empresa estão as pessoas que, no dia a dia, dão o melhor de si em busca de grandes conquistas. Profissionais bem liderados e motivados produzem mais, se empenham mais e, consequentemente, alcançam importantes metas.

Como ser tornar líder com coaching:
Existem diversos métodos de aperfeiçoamento para quem deseja aprender como se tornar um bom líder. O coaching é um dos mais eficientes, porque é focado na valorização humana. Por meio dele, o profissional não aprende apenas a desenvolver os seus próprios talentos, como também a promover a habilidade individual de seus liderados.

Precisa de ajuda para se tornar um líder de sucesso? Clique aqui.

 

Rejane Bussolotto
Rejane Bussolotto
Personal e Business & Executive Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching, consultora comportamental (DISC – Assessment) e consultora 360°. Formação em Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Practitioner em PNL (Programação Neurolinguística), neurocoaching e mentoring; formada pelo Instituto Eduardo Shinyashiki. Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Recursos Humanos pela FSG (Faculdade da Serra Gaúcha), e MBA em Gestão de Pessoas & Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching.

Os comentários estão encerrados.