6 dicas para finalizar tudo que começa

Procrastinação

A procrastinação é o ato de adiar uma ação ou prolongar uma situação para ser resolvida depois. Quando não completamos uma tarefa, nunca chegamos ao estado de superação dos próprios limites. A procrastinação é um dos piores sabotadores que existe. É um comportamento muito comum, mas muito prejudicial.

Fazemos isso com o início da dieta, com a organização de papéis ou de qualquer coisa que sabemos que ficaria muito melhor depois de feito, mas não queremos passar pelo trabalho de fazer. Assim, seguimos procrastinando. Quem tem essa prática como hábito pode acabar comprometendo a qualidade do que é entregue ou mesmo deixando de cumprir com as suas obrigações.

Para acabar com isso, precisamos olhar mais a fundo o que de fato tem por trás dessa postergação. O que vai acontecer depois de você ter feito o que precisa? Às vezes, as pessoas têm medo do sucesso, têm medo de dar certo. Isso porque não sabem como lidar com o desconhecido e com a responsabilidade de assumir as novas etapas que virão na sequência.

Então, se você está procrastinando alguma ação, observe os seguintes pontos:

  • Se está claro o benefício que você vai ter ao concluir essa tarefa, se é motivador para você o resultado que virá.
  • Analise se a atividade que você precisa fazer é muito complexa, e se for, separe por partes para fazer uma coisa de cada vez. Desta forma, irá aliviar o peso e o cérebro processará melhor o que precisa fazer ao invés de paralisar.
  • Comprometa-se com a tarefa por meio da ajuda de pessoas. Sempre que assumimos um compromisso perante alguém, nos sentimos na obrigação de não decepcionar aquela pessoa.

Mesmo sabendo disso, todos nós, de alguma forma, já empurramos com a barriga a resolução de um problema ou o desenvolvimento de um projeto mais complicado. Sabemos que temos algo importante para fazer, mas não conseguimos iniciar. Fazemos todas as outras coisas antes ou não fazemos nada de concreto. Procrastinar está relacionado com fatores como ansiedade, estresse, falta de foco, falta de motivação e produtividade.

Quer saber como evitar esse hábito e ser mais ativo? Quer otimizar tempo e aumentar a sua produtividade e proatividade? Então confira essas 6 dicas que separei para que você possa finalizar tudo que começa:

 

1 – Qual o padrão?

Identifique o que normalmente faz você procrastinar. Existe um padrão nesse comportamento? Que tipo de tarefa você costuma adiar e que tipo de atividade tira a sua concentração? Observe, anote e crie mecanismos para evitar esse tipo de interferência.

 

2- Faz tudo ao mesmo tempo?

Faça uma coisa de cada vez. Tentar ser multitarefas só atrapalha, você acha que está realizando mais de uma tarefa ao mesmo tempo e no fim não conclui nada ou não faz nenhuma das duas tarefas com qualidade. Observe.

 

3- Dificuldade para manter o foco?

Se você perde a concentração facilmente e tem dificuldades para manter o foco, estímulos externos não atrelados à tarefa vão tornar tudo mais difícil.

Concentre-se bloqueando os estímulos externos. Por exemplo, se você fica checando as redes sociais o tempo todo, deixe o celular em modo avião para evitar essa distração. O entretenimento sempre vai parecer mais interessante do que uma obrigação, ainda mais se você estiver com um prazo mais longo para finalizar a tarefa.

 

4- Existe uma técnica…

A técnica Pomodoro é uma muito conhecida para quem quer ser mais produtivo. Ela consiste em trabalhar com períodos de 25 minutos de foco total na tarefa, sem interferências externas, intercalados com pausas de 5 minutos para descanso ou entretenimento, com algo que não esteja relacionado com a tarefa que está sendo realizada. Após 4 ciclos de 25+5 minutos, realiza-se uma pausa maior, de 30 minutos.

Teste essa técnica e confira os resultados.

 

5- Passo a passo

Dividir a tarefa em vários passos pode ajudar. Por exemplo, se você gosta de fazer listas, uma coisa que pode ajudar é enumerar os passos, quebrando uma tarefa mais complexa em várias menores e mais fáceis de serem realizadas.

 

6- Não permita que isso vire um hábito

Atenção! Controle a procrastinação antes que ela se torne um hábito. Isso pode se tornar um problema grave, que pode interferir no seu trabalho, na carreira, nos relacionamentos, podendo prejudicar até mesmo a saúde.

Não deixe essa prática se tornar uma rotina. Procrastinar pode gerar sentimentos como culpa, estresse e ansiedade, criando situações desnecessárias.

 

Gostou das dicas? Elas são muito úteis, mas é preciso estar consciente do quanto positivo vai ser o resultado depois da ação, pois ter isso em mente nos motiva a dar o próximo passo.

 

 

Acabe com a PROCRASTINAÇÃO!

Quer parar de procrastinar e aprender mais sobre produtividade?

Participe do nosso desafio de 21 dias e receba MENTORIA exclusiva via WhatsApp  para
ACABAR COM A PROCRASTINAÇÃO DE QUALQUER COISA!

 

QUERO MENTORIA EXCLUSIVA

 

Carolina Maino
Carolina Maino
Graduada em Relações Públicas com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Possui formação internacional em Coaching pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching), é Analista de Professional Assess Certification, desenvolvendo habilidades de avaliação e construção de Modelo de Competências, Analista DISC (Avaliação de Perfil Comportamental) e Practitioner em Programação Neurolinguística.

Os comentários estão encerrados.