Por que você não consegue seguir a dieta?

Chega a segunda de manhã e você está determinado a seguir uma dieta, acorda disposto e promete que agora será diferente. Você se anima, pensa no que se propôs e inclusive pensa que precisa fazer atividade física, pois resolveu que terá uma vida mais saudável.

O primeiro dia você até vai bem, mas percebe que passou o dia todo pensando em comida e teve bastante dificuldade para resistir às tentações. No dia seguinte você já não acorda tão animado e começa a ficar ansioso, a única coisa que você consegue pensar é num delicioso pedaço de bolo, ou então em um chocolate, você começa a ter desejos até por alimentos que normalmente você nem gosta de comer.

Os dias vão passando e sua ansiedade vai aumentando e antes mesmo de chegar a sexta-feira, você já desistiu e começa a comer o que tem vontade. Para aliviar um pouco a culpa que você está sentindo, mais uma vez você promete que na segunda você vai começar novamente e dessa vez não vai desistir. Na próxima segunda começa tudo novamente e o final é sempre o mesmo, você acaba desistindo antes de obter os primeiros resultados e não consegue ter consistência no seu processo, pois você só consegue pensar em comida e isso se torna um ciclo muito difícil de quebrar.

Esse é um comportamento muito comum de quem sofre com excesso de peso, pois esse excesso vai muito além do peso, está ligado ao seu emocional. Pensando nesse comportamento, se você analisar, que tipo de comando você está mandando para o seu cérebro quando decide que vai fazer uma dieta? RESTRIÇÃO CERTO? Esse comando liga todas as luzes vermelhas dentro da sua cabeça e isso faz com que você só pense em comida o dia inteiro.

Com esse tipo de pensamento, por não “poder comer” você acaba se colocando no ciclo da ansiedade que te faz não ter controle sobre as suas decisões. É nesse momento que você pensa: “não sei o que aconteceu, quando percebi já estava comendo”. Agora te pergunto, se você acordasse na segunda de manhã e simplesmente pensasse que seria somente mais um dia que você faria aquilo que escolheu para a sua vida? Isso de alguma forma te parece mais leve?

A primeira coisa que precisamos fazer para conseguir seguir um plano alimentar é mudar a percepção que temos sobre a tal da “DIETA”. Depois disso precisamos deixar as nossas desculpas de lado e assumirmos o que escolhemos, com responsabilidade, pois, afinal, nós somos o reflexo das nossas escolhas, nossa vida é reflexo daquilo que escolhemos para ela.

Então, acredite em você, escolha o que você quer para sua vida, se responsabilize pela sua escolha e mude sua percepção sobre as coisas, pense sempre no lado positivo de todas as situações e valorize cada conquista, cada tombo e nunca se esqueça que a felicidade não está somente no destino, mas também em toda a sua trajetória.

 

 

 

 

Natália Pezzi - Autora Convidada
Natália Pezzi - Autora Convidada
Self Coach, Professional Coach, Life Coach, Leader Coach, Analista comportamental e Extensão Universitária pelo Instituto Brasileiro de Coach - IBC. Vivência em Emagrecimento e Resgate da Autoestima. Formação em Biomedicina pelo centro Universitário Feevale.

1 Comentário

  1. Avatar Ana Maria Filimberti disse:

    Olá. Preciso de ajuda para iniciar e continuar a dieta. Sofro de depressão e ansiedade. Tenho vontade de comer tudo o que vejo na frente, depois é só culpa e sentimento de derrota. Abraços.