Por que engordamos? Tríade do emagrecimento: Corpo, Mente e Alma

Você já parou para pensar por que engordamos? Essa é uma pergunta que até é fácil de responder. Nosso organismo gasta uma determinada energia (conforme a composição corporal de cada um) para poder realizar as nossas funções básicas, essa energia necessária é a nossa taxa de metabolismo basal.

Se observarmos o conceito da TMB (Taxa Metabólica Basal): é um meio/forma de manter-se nutrido durante o decorrer das atividades diárias, e/ou fazendo um jejum de, pelo menos, doze horas em repouso, sem prejudicar o funcionamento dos principais órgãos. Exemplo: o coração, cérebro, pulmões, intestino, etc, e manter a temperatura corporal sobre a normalidade. A TMB irá variar, a depender do nível/fator de atividade que cada indivíduo exerce. Sabendo disso, se conhecermos a nossa TMB e ingerirmos menos energia (calorias) que gastamos, teoricamente, iremos emagrecer.

O principal fator é, se temos essa informação, por que nos comportamos de uma maneira diferente disso? Por que ingerimos mais do que gastamos mesmo sabendo que isso vai fazer com que nosso peso aumente? Por que adotamos um comportamento que vai prejudicar nossa saúde física e emocional? Observando todas essas questões podemos dizer que a obesidade e/ou o excesso de peso ocorre devido ao comportamento adotado em relação à comida e, para evitar que isso aconteça, precisamos alterar essa forma de comportamento, afinal, se não queremos engordar, precisamos ter um comportamento adequado para isso.

Com toda vivência no meu processo de emagrecimento, posso afirmar que depois que passei a mudar esse comportamento é que meu emagrecimento ocorreu de forma natural e sem dor. Isso só aconteceu quando entendi que toda a transformação depende de um equilíbrio entre corpo, mente e alma e passei a chamar de TRÍADE DO EMAGRECIMENTO.

Pensando na tríade como um ciclo, tudo está totalmente interligado, quer ver: para que tenhamos o CORPO desejado, precisamos ter um bom relacionamento com a comida, pois se comermos demais não conseguiremos atingir nosso objetivo. Para conseguirmos manter um bom relacionamento com a comida, precisamos cuidar da nossa mente, controlar nossos pensamentos sabotadores que a todo momento nos instigam a desistir. Para conseguir controlar seus pensamentos que são a sua MENTE, você precisa entender sobre sua ALMA e isso significa saber quem você é, entender quais são seus valores, saber o que você gosta e o que você não gosta, resgatando assim, a sua essência que representa sua alma.

Então, se você está querendo uma transformação, um emagrecimento definitivo, busque primeiro o seu equilíbrio, se encontre, pois assim, seu corpo será somente uma consequência da escolha que você fez para sua vida.

 

 

Natália Pezzi - Autora Convidada
Natália Pezzi - Autora Convidada
Self Coach, Professional Coach, Life Coach, Leader Coach, Analista comportamental e Extensão Universitária pelo Instituto Brasileiro de Coach - IBC. Vivência em Emagrecimento e Resgate da Autoestima. Formação em Biomedicina pelo centro Universitário Feevale.

Os comentários estão encerrados.