O tempo não para!

O tempo virou motivo de debate. Muitos se perguntam como conciliar uma rotina agitada com a vida saudável, tempo para familia, para relaxar, etc. Tudo é uma questão de escolha. Definir suas prioridades fará com que você consiga administrar o tempo de forma inteligente, e sim: é possível! Mas para isso, a mudança de hábitos torna-se obrigatória.

A grande verdade é que o mundo não para se você não parar. O ritmo acelerado que as pessoas possuem hoje em dia dá margem para muitas desculpas justificáveis. Ainda assim, recebemos muitas orientações sobre alimentação saudável, necessidade de praticar exercícios e a importância de ter momentos de lazer entre amigos e família. Então, por que apesar de sabermos tudo isso, não colocamos nada em prática?

Uma das razões para isso está no funcionamento do nosso cérebro, que tem uma programação primitiva para garantir nossa sobrevivência e, para isso, utilizar o mínimo de energia possível para poupar recursos em caso de escassez. O que acontece hoje em dia é que não precisamos mais nos preocupar com a escassez do tempo das cavernas! Temos supermercados à disposição 24h, e cada vez mais opções de atividades em horários alternativos. Então para colocar em prática a gestão do tempo na vida, precisamos de muita força de vontade para driblar nossa programação interna e mudar os hábitos. É preciso convencer seu corpo que é possível trabalhar 8h por dia e ainda realizar outras atividades que contribuam para o seu bem estar.

Uma dica fundamental é organizar a semana previamente e escolher uma atividade por dia, com 1h de duração apenas. Pensar em blocos ajuda o nosso cérebro a não entrar em pane, porque se ele entender que tem muitas coisas acontecendo, a tendência é paralisar tudo! Lembre-se: a missão é sobreviver!

Então, decida o que é prioridade em cada dia da semana e programe-se: um dia academia, outro dia uma saída com amigos, família, um tempo para si, o importante é não terminar o dia sem a sensação de ter feito algo especial. Vá dormir feliz.

A vida em sociedade traz inúmeros benefícios para nossa saúde mental e física. Já é comprovado, por exemplo, que a longevidade tem a ver com nos mantermos ativos sempre, principalmente na terceira idade. Isso tem ligação direta com o fato de continuarmos nos sentindo úteis para a sociedade. Pensando nisso, a convivência familiar e entre amigos tem papel fundamental no cotidiano. Por meio dela, trocamos ideias, nos divertimos, compartilhamos nossos pesares e toda essa troca traz à tona uma das maiores necessidades humanas: a de pertencer. O sentimento de pertencimento, de ser aceito, ser amado, tem relação com a liberação dos neurotransmissores do bem estar, serotonina, dopamina, entre outros, responsáveis pela harmonia do nosso organismo e sensação de felicidade.

Então, reserve um uma hora por dia para manter o hábito de socializar, seja entre amigos, familia, colegas de trabalho, um simples sorriso a um desconhecido, um bom dia, faz toda a diferença para uma vida saudável! Smile! 🙂 Afinal, o tempo não para!

Carolina Maino
Carolina Maino
Graduada em Relações Públicas com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Possui formação internacional em Coaching pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching), é Analista de Professional Assess Certification, desenvolvendo habilidades de avaliação e construção de Modelo de Competências, Analista DISC (Avaliação de Perfil Comportamental) e Practitioner em Programação Neurolinguística.

Os comentários estão encerrados.