O que passou, passou. Diga sim ao passado!

A constelação familiar tem como um dos seus principais objetivos olhar para o passado, aceitar ele, deixar ele em seu lugar para que seja possível olhar para o futuro e caminhar em sua direção sem o peso daquilo que passou. É impossível olharmos e caminharmos em direção ao nosso futuro quando estamos mal resolvidos com nosso passado.

Imagine que o seu passado fica atrás de você e o seu futuro fica a sua frente, parece lógico, né? Agora imagine que você não está em paz com o seu passado, leia-se aqui antepassados, e que fica questionando os mesmos. Como fica a sua posição no momento em que você direciona o olhar ao passado? Certamente não está no futuro, arrisco a dizer que você está de costas para o seu futuro.

Isso é o que acontece em nossa vida quando não aceitamos o que passou, quando não aceitamos as escolhas de nossos antepassados, quando julgamos nossos pais e afirmamos que faremos diferente deles, numa clara demonstração de que sabemos mais, somos melhores e maiores.

Neste caso, a boa solução é fazer as pazes com o passado e com antepassados, compreender que eles fizeram o melhor que puderam com o que eles sabiam. Aceitar que o que passou, passou, assim foi e não poderá ser modificado e que esta foi a única forma possível de a vida ter seguido adiante e ter chego até você.

Saiba mais sobre Constelação Familiar.

Mariana Michelon
Mariana Michelon
Mariana é consteladora familiar formada pela Universidade de Caxias do Sul em parceria com o CELPI, Professional & Self Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching, advogada formada pela Universidade de Caxias do Sul.

Os comentários estão encerrados.