METAS: Como seguir até o fim?

Metas: como seguir até o fim

Quando temos um grande objetivo costumamos pensar que é muito distante chegar até ele e, só de pensarmos nisso, já dá vontade de desistir. Dá preguiça só de pensar nas tarefas que precisam ser realizadas para chegar até lá, que vai levar muito tempo, que vai ser trabalhoso, cansativo e teremos que abdicar de tantas outras coisas que temos hoje em nossa zona de conforto.

Além disso, olhamos para as pessoas que já chegaram lá e pensamos: como posso começar do zero se essas pessoas já estão na frente? Esse é um dos piores sabotadores, porque esquecemos que quem já está no topo, também começou do zero e também teve que sair da sua vida tranquila.

A grande sacada para alcançar uma grande meta é dividir essa meta em pequenas partes, como se fosse uma escada que você precisa subir degrau por degrau. E assim você irá conseguir executar dia a dia, irá conseguir minimizar a ansiedade de querer ver o projeto todo pronto. Porque não existe milagre, você precisa fazer um pouco por vez.

Nosso cérebro funciona em blocos, ele precisa ter a informação mastigada para funcionar sem bloqueios, por isso a importância da agenda, colocar cada passo, cada atividade que você vai executar, com data, com horário, com programação. Dessa forma, você tem um aliado e não um boicotador.

Então, para utilizar essa ferramenta chamada cérebro você precisa colaborar com ele e colocar no papel tudo que precisa ser feito. Para uma meta de longo prazo deve colocar de forma clara os objetivos, por exemplo: Preciso chegar naquele lugar em 2021. Ok, mas mês a mês, a partir de hoje, o que preciso executar? O que eu preciso fazer? E assim, dividir em meses, semanas e dias.

Claro que uma meta de longo prazo não precisa programar todas as semanas durante um ano. Você programará a sua semana durante o primeiro mês e, a partir disso, a cada início de mês, organiza as semanas seguintes, considerando a grande meta já mapeada.

Dá para entender por que muitas pessoas desistem? Porque elas não conseguem pensar no passo a passo e o tempo vai passando… quando chega aquela data que você tinha pensado, nada aconteceu. Porque não foi planejado antes. Só que o tempo passou da mesma forma e você não subiu um degrau por vez, você continua lá na beira da escada, olhando para cima, inconformado.

Mas o que fazer para cumprir as metas com mais rapidez?

Seja na vida pessoal ou na profissional, todos os dias temos metas a cumprir e objetivos a alcançar. Agora que você sabe o que é preciso fazer para cumprir as metas, vou apresentar aqui uma ferramenta que vai te ajudar efetivamente nesse processo. A 5W2H é uma ferramenta de gestão de projetos, que permite que você mapeie o passo a passo para tirar um objetivo do papel. Através de 7 perguntas você irá definir, não só as metas a serem alcançadas, mas também os custos, os responsáveis por cada etapa, entre diversos outros pontos.

A sigla 5W2H diz respeito às iniciais em inglês das 7 perguntas a serem respondidas. São elas:

  • WHAT – o que será feito?
  • WHY – por que será feito?
  • WHERE – onde será feito?
  • WHEN – quando será feito?
  • WHO – por quem será feito?
  • HOW – como será feito?
  • HOW MUCH – quanto irá custar?

Ao responder e definir cada uma dessas diretrizes, você consegue determinar com mais assertividade as metas que precisa cumprir para alcançar os seus objetivos. Seja qual forem seus objetivos e metas, utilize essa ferramenta e planeje, busque colocar em prática suas ações e não desista. Lembre-se: a dica para alcançar uma meta é planejar ela dia a dia, fazendo a execução, acompanhando. Se não conseguiu no dia, continua no outro, mas não pare. Intenção sem ação é igual a ilusão!

Contar com dicas e orientações que contribuam no processo, independentemente do tamanho de suas metas e objetivos, é algo de fundamental importância. Assim, você conseguirá superar os desafios e vencer as dificuldades que surgirem ao longo da caminhada. Conte com os profissionais do ICM para te auxiliar nesse processo.

Definir metas é o primeiro passo para alcançarmos nossos objetivos de vida!

Carolina Maino
Carolina Maino
Graduada em Relações Públicas com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Possui formação internacional em Coaching pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching), é Analista de Professional Assess Certification, desenvolvendo habilidades de avaliação e construção de Modelo de Competências, Analista DISC (Avaliação de Perfil Comportamental) e Practitioner em Programação Neurolinguística.

Os comentários estão encerrados.