Como manter o foco ativado

como manter o foco

Hoje vamos falar sobre foco. Quantas vezes você já se deparou em uma situação que te deixou paralisado? Chega o final de ano e com ele muitas tarefas e agendas a serem cumpridas: trabalho, prazos, estudo, família, reuniões sociais… e quando você vê ocasiona um bloqueio enorme.

Eu já tive um bloqueio e por conta disso, acionei a maneira mais fácil de resolver esse problema no meu ponto de vista, é ter foco.  A primeira coisa para ter foco é fazer uma lista das principais atividades que você precisa realizar nesse dia ou nos próximos dias. Depois que fizer essa lista olhe para cada atividade e veja quantas horas ou tempo, que vai precisar para realizar cada uma delas.  Depois disso, o próximo passo é verificar o seguinte: entre essas atividades, qual é a ordem de prioridade que irá dar, quando irá fazer e em que ordem que você irá fazer, para ser mais funcional.

Veja se começará pela primeira ou pela última e organiza dentro da sua agenda qual é o horário destinado para cada atividade. Uma questão importante é verificar os recursos que você precisa para realizar cada tarefa. No meu caso, tinha que estudar para uma prova então calculei que iria precisar de 6h para me preparar, pois tinha muito conteúdo. Acontece que 6h seguidas é muito cansativo então, dividi isso em dois dias com 3h cada período.

Analisar cada atividade e as condições que você precisa para executar vai otimizar muito o teu tempo! Não adianta só colocar o que tem que fazer, é assim que muitas vezes perde-se o foco, pois não conseguimos processar a maneira que será executada a cada atividade. Por isso, planejar e saber o que fazer vai muito além de só colocar no papel.

Você precisa que pensar como irá realizar aquilo, quais recursos precisam e quais são os horários disponíveis que você tem para realizar. Deve-se levar em conta que nesse dia você pode estar cansado, com sono, indisposto e outros fatores que é importante observar, se não pensamos nisso acabamos não executando a tarefa.

Ter foco vai muito mais além do saber o que fazer e sim saber como executar. E principalmente, a DICA MAIS VALIOSA PARA TER FOCO, É SABER DIZER NÃO para tudo que aparecer na frente que não venha de encontro à execução daquela tarefa.

Então, quando você tem um objetivo e já souber como realizar ele, sempre irão aparecer mais três ou quatro opções diferentes que você gostaria de estar fazendo ao invés de começar. Vai dar vontade de comer, assistir um filme, de passear, de dormir, vontade de fazer até tarefas domésticas, tudo para desfocar do objetivo. E se você fizer qualquer uma dessas coisas não irá executar a tarefa principal. Então, a super dica de hoje é: SAIBA DIZER NÃO PARA TODAS ESSAS OUTRAS COISAS QUE APARECEREM, FOCA A ATENÇÃO NA TAREFA E ATÉ NÃO TERMINAR, NÃO INTERROMPA POR NADA!

Encerre seu ano com FOCO.

Sucesso na sua missão!

Carolina Maino
Carolina Maino
Graduada em Relações Públicas com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Possui formação internacional em Coaching pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching), é Analista de Professional Assess Certification, desenvolvendo habilidades de avaliação e construção de Modelo de Competências, Analista DISC (Avaliação de Perfil Comportamental) e Practitioner em Programação Neurolinguística.

Os comentários estão encerrados.