A importância da gratidão

Hoje eu quero falar sobre gratidão. Ás vezes, a gente esquece de agradecer todas as bênçãos que recebemos, mas eu vou te explicar porque é tão importante manter esse hábito.

A neurociência explica como a gratidão age no nosso corpo: quando pensamos e nos sentimos gratos por alguma coisa, ativamos o núcleo accumbens, que é uma área do nosso cérebro responsável pelo nosso sistema de recompensa. Nosso cérebro não diferencia quando algo está acontecendo de fato, ou quando estamos somente pensando naquele fato, ele simplesmente entende que algo de bom aconteceu, que realmente estamos nos sentindo felizes por nossas conquistas e aí acontece uma liberação de dopamina, que é uma substância responsável por liberar a sensação de prazer no nosso corpo.

Dessa forma, quando pensamos em tudo que somos gratos, acabamos alimentando emoções positivas, alegria e vitalidade. Consequentemente, nos sentimos recompensados e felizes. Uma a maneira fácil de fazer isso é criar uma lista, então aconselho você a pegar papel e caneta na mão e escrever tudo o que te deixa feliz e agradecido. Todas as tuas conquistas, méritos, bens materiais, pessoas queridas, enfim, coloca nessa lista tudo o que te faz sentir agradecido.

Esse pequeno ato, quando exercido com frequência, tem benefícios incríveis capazes de nos tirar da depressão e daquela angústia ou vazio que sentimos as vezes, sabe? Então desejo que você tenha sempre a gratidão como sua companheira de caminhada, tenha coragem e foco para seguir em frente e nunca desistir de si mesmo.

Carolina Maino
Carolina Maino
Graduada em Relações Públicas com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Possui formação internacional em Coaching pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching), é Analista de Professional Assess Certification, desenvolvendo habilidades de avaliação e construção de Modelo de Competências, Analista DISC (Avaliação de Perfil Comportamental) e Practitioner em Programação Neurolinguística.

Os comentários estão encerrados.