Conheça o fator que te impede de dar os passos em direção ao que deseja

Você sabe por que o game Candy Crush é viciante? De acordo com estudos feitos pelo psicólogo Steve Sharman, da Universidade de Cambridge, os acertos fazem com que o seu corpo libere dopamina, um neurotransmissor responsável por algumas funções, como humor e a sensação de prazer. Além disso, esse jogo têm um foco principal: satisfazer a necessidade humana de resolver desafios. Nosso cérebro é programado para isso, então, até não passar de fase, ficaremos presos no jogo.

A grande questão é sobre o quanto tempo desperdiçamos nesses jogos ao invés de lermos um livro interessante, passearmos, aproveitarmos a companhia das pessoas, ou mesmo, colocar em ação nossos projetos e objetivos. Quanto esse tipo de distração te afasta da sua meta?

A gestão do tempo é fator determinante para termos sucesso nos nossos propósitos, e uma dica simples mas muito eficaz, é o uso da agenda. O principal ponto é colocar a ação que devemos fazer, com data e hora determinada. Dessa forma, nosso cérebro ganha a missão de executá-la, assim como nos jogos! Ou mesmo quando olhamos para o celular e tem várias notificações em vermelho indicando novas mensagem e logo queremos abrir para ver o que é, sabe? Novamente é o nosso cérebro sedento por cumprir sua missão. 

Se você criar o hábito de usar uma agenda, programar sua semana com as atividades, horário e dia que deverá executá-la, seu cérebro vai ficar preparado para executar aquela ação de forma mais tranquila. Diferente de quando pensamos: Tenho que começar a academia. E deixamos isso no ar, acabamos por postergar para o dia seguinte, ou mais tarde ao invés de programar essa ação. Por isso nunca achamos o tempo para fazer acontecer.

Observe a diferença de pensamento e perguntas que devemos nos fazer para realizar essa ação com sucesso:

– Quero começar a fazer exercícios. Que tipo de exercícios eu gostaria de fazer? Academia: E qual academia fica perto da minha casa, ou trabalho? Quanto estou disposto a pagar por mês? Que serviços eu desejo que ela me ofereça? Que horários disponíveis eu tenho, ele fecham com os horários da academia? Que dia e hora vou me matricular? Preciso estar preparado para pagar a matrícula na hora?

Existem muitas perguntas para cada situação que desejamos executar. E a falha é justamente essa, pensamos em fazer academia e pronto. Claro que vamos postergar! O processo que vem antes de executar deve ser um planejamento mais detalhado e que não leva mais que cinco minutos, mas não temos o hábito de fazer.

Faça um teste consigo mesmo, elabore um plano de ação para alguma tarefa que esta postergando e não desista até finalizar. Depois é só comemorar!

Carolina Maino
Carolina Maino
Graduada em Relações Públicas com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Possui formação internacional em Coaching pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching), é Analista de Professional Assess Certification, desenvolvendo habilidades de avaliação e construção de Modelo de Competências, Analista DISC (Avaliação de Perfil Comportamental) e Practitioner em Programação Neurolinguística.

Os comentários estão encerrados.