Como você recebe críticas?

Como você recebe críticas?

Você tem medo de receber críticas? Uma das coisas mais preocupantes na nossa vida é o medo de ser criticado, por conta disso, deixamos de fazer muitas coisas para não ser exposto à opinião dos outros.

Por trás desse medo, o sentimento de receber uma crítica tem a ver com se sentir-se DESAPROVADO e mexe com um dos valores mais importantes para qualquer pessoa, que é se sentir-se aceito, amado e respeitado.

Hoje em dia, todo mundo fala em dar críticas construtivas, para tentar dar um ar de positividade na crítica, mas mesmo assim não funciona não é? Imagina algum familiar, amigo ou seu chefe te chamando para uma conversa, dizendo que tem uma crítica construtiva para fazer, você já entra em estado de defensiva, o que é muito natural.

Quero compartilhar algumas dicas para lidar com esse momento, pois afinal, estamos sujeitos a passar por isso em todos os momentos e quanto melhor lidarmos com esse sentimento, menor o sofrimento.

Quando escutamos uma crítica, nosso orgulho é ativado automaticamente e a tendência é de sermos agressivos, ficamos com raiva mesmo, então a primeira dica é: respira fundo e não saia logo se justificando, simplesmente diga que vai refletir sobre isso e que vai conversar com mais clareza depois que tiver internalizado a crítica em questão.

Muitas vezes precisamos de um tempo para acalmar o nosso lado emocional e deixar a razão agir. Então é melhor dar um tempo antes de voltar a falar sobre o assunto. Dependendo da pessoa e do nível da crítica, esse tempo pode ser 10min, uma hora ou um dia inteiro. Tudo bem respeite seu tempo.

A segunda dica é, separe o joio do trigo. Analise se essa crítica tem fundamento, pense se alguém mais já apontou essa questão para você, se você mesmo concorda com isso ou se é uma crítica que veio de uma pessoa que não esta de fato correta nesse posicionamento.

E a terceira dica, depois de ter se acalmado e analisado racionalmente sobre a crítica, pondere sobre as soluções que você deve tomar para melhorar esse fator, caso seja algo que venha para construir vale a pena dedicar um tempo pensando no quanto positivo será essa mudança para sua vida e motive-se com a visualização desse problema já resolvido.

E para finalizar, a quarta dica e mais importante: nunca deixe de fazer nada por medo de ser criticado, pois se você tiver sucesso ou fracassar, sempre vai ter alguém pra criticar. Então opte por realizar seus propósitos independente do que vier das pessoas. O mais importante é você ser cada dia a melhor versão de si mesmo.

Carolina Maino
Carolina Maino
Graduada em Relações Públicas com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Possui formação internacional em Coaching pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching), é Analista de Professional Assess Certification, desenvolvendo habilidades de avaliação e construção de Modelo de Competências, Analista DISC (Avaliação de Perfil Comportamental) e Practitioner em Programação Neurolinguística.

Os comentários estão encerrados.