Como está sua relação com a comida?

Você vive emagrecendo e engordando e se encontra, há muito tempo, no temeroso “efeito sanfona”? Para se livrar dessa situação, seu primeiro passo deve ser mudar a sua relação com a comida e assim, nunca mais fará dietas na sua vida. Mas, nesse momento você deve estar se perguntando: Como posso fazer isso? 

Não é simples, mas primeiramente, você precisa olhar para dentro de você, e compreender os reais motivos que te levam a comer. Será que você come descompensadamente por gostar de comer? O que, mesmo inconscientemente, você está tentando suprir com a comida? O que está te fazendo falta?

Todo o excesso que cometemos em nossas vidas têm um fundo emocional e precisamos encontrar a origem dessa dor para conseguirmos cessar essa dependência pela comida ou qualquer outra dependência que tivermos. Para ilustrar melhor essa situação, vou usar a minha vivência: desde criança eu acreditava que meus pais não me amavam por me achar gorda, todas as tristezas que ocorriam na minha vida eu associava ao fato de estar acima do peso, sentia uma falta de amor tão grande que eu comia para tentar suprir essa falta que eu sentia.

Lógico que tudo isso acontecia de forma inconsciente, mas, existia um buraco tão profundo dentro do meu peito que, por mais que eu comece toda a comida do mundo, esse buraco não enchia. Quando tornei toda a minha experiência de vida consciente e parei para observar minhas atitudes e os momentos que me levavam a me descontrolar (e esse descontrole não era só em relação à comida, mas em tudo), percebi que nunca me faltou amor dos outros, o que me faltava era meu próprio amor para comigo.

Quando entendi toda minha história e me olhei com o devido carinho que merecia, o emagrecimento foi somente uma consequência dessa cura e assim, passei a conseguir seguir no caminho que escolhi para minha vida. Procure acessar suas memórias e quando o descontrole “bater na sua porta”, antes de perder a linha, se questione sobre aquele impulso, procure compreender de onde ele vem e o que desencadeou esse sentimento que parece que domina todos os seus pensamentos. Isso nada mais é do que treinamento, mesmo que as suas primeiras tentativas não tenham o sucesso de resistir ao impulso, continue treinando sua mente, pois, quando você menos esperar, você vai encontrar as respostas que precisa e vai passar a ter total controle sobre seus impulsos.

O autoconhecimento é o caminho para que você consiga mudar seu relacionamento com a comida e com tudo que você queira transformar na sua vida. A sua transformação acontecerá de dentro para fora e a maneira como você se alimenta vai passar a ser uma escolha sua, de acordo com os seus valores e com aquilo que você sabe que te fará feliz.

 

 

Natália Pezzi - Autora Convidada
Natália Pezzi - Autora Convidada
Self Coach, Professional Coach, Life Coach, Leader Coach, Analista comportamental e Extensão Universitária pelo Instituto Brasileiro de Coach - IBC. Vivência em Emagrecimento e Resgate da Autoestima. Formação em Biomedicina pelo centro Universitário Feevale.

Os comentários estão encerrados.