Apenas respire

“Todos paramos de respirar um dia.
E se vivêssemos uma respiração por vez?
Achamos que respirar é fácil, porque é inato.
Metade do tempo, nem notamos o respirar.
Quando a respiração virou a criança problema que o restante do corpo ignora?
Pense na frase: Prenda o fôlego, você precisa prendê-lo porque perdeu o controle sobre ele. Assuma o controle da sua respiração!”

Este poema é citado no filme “O que de verdade importa” e o título do filme se tornou uma reflexão.

Afinal, o que de verdade importa? Difícil esta resposta, uma vez que passamos a maior parte do tempo olhando para fora. O trânsito, a injustiça, o medo, a falta de fé, o horário, a dor, a perda , dentre outras circunstâncias, nos desequilibram e nos distraem.

Queremos controlar as situações, as pessoas, o mundo externo, quando a única verdade é que precisamos fazer contato e assumir o AUTODOMÍNIO, exercer a capacidade de agir com moderação e discernimento, de se responsabilizar por cada escolha, de sentir o que pode ser feito em cada momento.

Mas como fazer isso em meio a tantas situações e enquanto um turbilhão de sentimentos nos invadem? A vida é um eterno treinamento e como todo treinamento, é necessário iniciar pelos princípios base e essenciais: RESPIRAR!

A respiração consciente é um instrumento de prática simples, disponível, gratuito e acessível para o reequilíbrio. Ela nos devolve o movimento da vida, é a oxigenação que possibilita uma dose instantânea de energia.

Os obstáculos do dia a dia não deixarão de existir, quando há superação de alguns, outros aparecem para a continuidade da evolução. Mas então, o que realmente importa? Importante é estar bem consigo mesmo, e quando não for possível, exercitar o autocuidado e o autodomínio para após, compartilhar ao mundo esta experiência.

Recentemente vivenciei a “perda” de duas pessoas admiráveis e queridas em minha vida, pelas quais eu sinto imensa gratidão. E nestes momentos de dor, em que eu não pude controlar absolutamente nada, deixei fluir meus sentimentos de tristeza e lembrei: “apenas respire”.

Você não controla o mundo externo e os acontecimentos, mas controla a sua respiração, a base da vida. Exercite! Feche os seus olhos um instante e assuma o controle da sua respiração, foque a sua atenção no caminho que a respiração faz em seu corpo. É neste instante de foco em si mesmo que você percebe a sua capacidade de reequilibrar-se, é exatamente neste espaço que os milagres acontecem!

Milagre é ser você, se conectar com você mesmo e com a sua fé! Você é capaz!

Saiba mais sobre (RE) EQUILÍBRIO, HARMONIA VIBRACIONAL E FÍSICA.

 

Katlen Berton
Katlen Berton
Tem formação em Direito pela Universidade de Caxias do Sul com MBA em Gestão Empresarial pela Unisinos. Membro da Associação Brasileira de Direito e Administração [ABD&A]. Obteve qualificação em diversos cursos na área de Gestão, Administração e Relacionamento com o Cliente, acumulando 20 mil horas de experiência em gestão de equipes e relacionamento com o cliente.

1 Comentário

  1. Avatar Vivian Pombo disse:

    O texto realmente é muito convidativo a experimentação da prática de respiração consciente, que comprovadamente trás inúmeros benefícios para saúde física e mental. Obrigada!