A maternidade como alavanca do autoconhecimento

A vida em movimento, a necessidade da mudança, de se reinventar, de buscar se sentir parte do todo. A volta da licença maternidade é um momento que chamo de divisor de águas, ao menos comigo foi assim, sentia vontade daquele dia, me fazia bem pensar na volta, me sentia feliz em ter para onde voltar, uma empresa que sempre gostei muito de trabalhar, colegas, equipe e minha vida profissional.

Mas ao mesmo tempo havia uma angústia, uma incerteza e uma dúvida cruel:  como me separar e ficar longe mais do que 3 horas do meu bebê? Na época escrevi um desabafo sobre o significado de desapego e de como eu não queria praticar o desapego, não naquela circunstância. Não naquele momento que as coisas estavam ficando mais fáceis, que já nos entendíamos bem melhor, que finalmente tinha aprendido a decifrar os diferentes choros.

Era injusto, sentia um sentimento de culpa, de abandono, mas foi, o momento aconteceu e foi difícil, porém, dia a dia ficava mais fácil ou será menos doloroso, porque somos humanos e nos adaptamos a tudo! Mas o tema hoje não é esse, e sim tudo o que veio junto com esse movimento. Toda inquietação, questionamentos de coisas que até então não estavam incomodando, óbvio as prioridades mudam, nossos valores também e por que não dizer nossos objetivos?

O que quero dizer é que a maternidade vai te apresentar novas possibilidades de ver a vida, de se reinventar, de encarar coisas que até então estavam paradas em algum lugar, tudo isso vem à tona de forma muito forte e daí não é possível fingir que não viu ou deixar para lá. Isso incomoda mesmo, vem de frente, como aquela onda que nos acerta em cheio, que tomamos um caldo, ralamos o joelho na areia e depois do susto fica tudo bem.

Se soubermos mergulhar nesse mar de novas emoções, com certeza quando voltarmos a margem nossa existência não será mais a mesma, é um autoconhecimento obrigatório e ele vai acontecer e te oportunizar mudanças profundas e significativas. E com certeza vai te permitir ir além, muito mais do que imaginou. Estou aqui disponível para quem está enfrentando algo parecido ou exatamente isso, afinal fazer sentido e sentir é meu proposito!

 

 

Silvia Leticia Meneguzzo
Silvia Leticia Meneguzzo
Movida pela experiência pessoal, trabalha no desenvolvimento de mulheres para a sua melhor versão e tem enorme desejo de ver significado em sua vida e na vida das pessoas. Acredita que a mulher precisa estar bem com ela mesma, com suas necessidades, desejos e sonhos atendidos. Assim, tudo ao seu redor fluirá de forma harmoniosa, principalmente a relação mãe e filho(s). É desse universo tão complexo e ao mesmo tempo tão singular, que tem como missão alavancar mulheres a ter clareza do caminho. Auxiliando-as a olharem para si, com amor e cuidado e a se reconectarem consigo mesmas. É preciso ir além, fazer sentido e sentir!

Os comentários estão encerrados.