A balança pode ser sua maior inimiga no processo de emagrecimento

Quem não se preocupa com o número que aparece na balança durante o processo de emagrecimento? Ou, pelo menos, no início dele?
Se você é daquelas pessoas que não pode ver uma balança que logo já tem que subir para saber o que está acontecendo com o seu peso, tome cuidado, isso pode fazer com que você se decepcione com aquele número e acabe desistindo antes mesmo de tentar de verdade.
Observe o gráfico a seguir:

 

 

Esse gráfico representa a verdade sobre o progresso da perda de peso. Como podemos observar, a grande maioria das pessoas acredita que a diminuição do peso durante o processo de emagrecimento acontece de forma contínua e linear. A eliminação do peso não segue uma regra, ela acontece de forma instável, com altos e baixos, mas mesmo dessa forma, observe que chegaremos ao mesmo destino.

Levando em consideração essa informação, isso explica os motivos da sua variação de peso durante uma semana ou alguns dias, mas o importante é sabermos que no decorrer de um determinado período, mesmo com os altos e baixos da balança, o nosso peso vai diminuir gradativamente. Para que isso aconteça, precisamos ter persistência e disciplina, pois se fizermos tudo o que foi planejado, o resultado aparecerá. Se, durante esse período, o resultado não aparecer fique atento, provavelmente você deve estar deixando a desejar em algum aspecto do seu planejamento. Para e pensar sobre suas atitudes, desenvolver a autoconsciência e deixar as desculpas de lado são medidas que ajudarão você a encontrar suas falhas.

Por muito tempo, durante meu processo de emagrecimento, fiquei presa ao número que aparecia na balança. Posso inclusive dizer que esse número sempre fez com que eu desistisse de todos os processos que iniciei, sem fazer de verdade, com consistência e disciplina. Depois que me libertei da balança e passei a ter outros parâmetros para acompanhar minha evolução (fotos, roupas e avaliação física), tudo ficou mais leve e mais fácil de seguir adiante. Então, com toda a minha vivência, posso te dizer que a balança pode sim ser sua maior inimiga durante um processo de emagrecimento.

Se liberte desse número, pois ele não te representa. O que representa você é a imagem que você vê no espelho e ela é formada não somente de um copro, mas sim, de uma essência que é só tua e que faz seu olhar brilhar.

 

Natália Pezzi - Autora Convidada
Natália Pezzi - Autora Convidada
Self Coach, Professional Coach, Life Coach, Leader Coach, Analista comportamental e Extensão Universitária pelo Instituto Brasileiro de Coach - IBC. Vivência em Emagrecimento e Resgate da Autoestima. Formação em Biomedicina pelo centro Universitário Feevale.

3 Comentários

  1. Avatar Richard Fonseca disse:

    Muito obrigado por tudo, isso me ajudou demais.

  2. Avatar VC ESTÁ COM DIFICULDADES P/ EMAGRECER disse:

    Olá! estou feliz por achar seus artigos, quanta informações legais, que bom que está compartilhando, parabens.

  3. Avatar Sandra Souza disse:

    Fiquei Apaixonada pelo seu post, Vou acompanhar seu Blog que é top. Esse tipo de conteudo tem me dando muito conhecimento. Obrigado!