10 dicas para elevar sua autoestima

A autoestima é a valorização que cada ser humano tem sobre si mesmo e do que pode tornar-se, como resultado de uma mistura de fatores físicos, emocionais e das nossas próprias experiências. É o apreço, a certeza do próprio valor. A importância que se auto atribuí, o amor que acabamos de dispersar sobre nós mesmos.

E para ajudar você que está com dificuldades de elevar sua autoestima, confere estas 10 dicas:

1- Comece a pensar positivo. Mude seus pensamentos. Troque o “eu não posso” pelo “Eu vou fazer”, “eu vou conseguir” ,” Vai ficar tudo bem”. Pode parecer clichê, mas se você olhar para as coisas boas da vida, isso poderá te ajudar a sair dessa perspectiva negativa.

2 – Não se concentre em impressionar os outros, seja você mesmo. Dessa maneira as outras pessoas irão te respeitar e valorizar mais.

3 – Valorize-se! Procure, diariamente, se olhar no espelho e encontrar alguma qualidade em você, seja através da sua aparência ou de suas conquistas.

4 – Lide com os erros como parte da vida. Não fique se martirizando. Tente perdoar e cuidar de si mesma.

5 – Pare de se comparar com as outras pessoas. Você é único à sua maneira e o mesmo acontece com as outras pessoas. O hábito de se comparar só vai criar um sentimento ilusório de que você é inferior ou superior. Em ambos os casos, o sentimento por comparação não acrescenta nada à sua vida, e a longo prazo pode prejudicar sua autoestima.

6 – Diga a si mesmo que é confiante, mesmo que não se sinta dessa forma. Seus sentimentos e crenças vêm dos seus pensamentos, portanto, se você pensar que é confiante, assim você será.

7 – Cerque-se de pessoas que se importem com você. Quem não se importa com seus sentimentos não o ajudará a ser mais confiante.

8 – Faça exercícios físicos. Mesmo que a academia não seja uma opção, uma caminhada pode ser suficiente para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar. Um pouco de exercício pode lhe dar mais energia, fazer com que se sinta melhor e ajudar a fortalecer seu sistema imunológico.

9 – Cuide mais da sua aparência. Se fizer um esforço para melhorar sua aparência, selecionando roupas que o deixem confiante e praticando hábitos de higiene diários, você se sentirá mais confortável consigo mesmo.

10 – Peça ajuda! Se sentir que é incapaz de melhorar sua autoestima por conta própria, ou se ficar muito incomodado ao explorar seu problema, pode ser melhor procurar alguém para te ajudar neste momento.

 

Precisa de ajuda? Saiba mais sobre Identidade Pessoal e Mentoring e veja como eu posso te auxiliar.

Michele de Matheo
Michele de Matheo
Tem formação em Marketing e Propaganda pela Universidade do Norte do Paraná, Self Coach, Professional Coach, Leader Coach, Analista Comportamental e Extensão Universitária pelo Instituto Brasileiro de Coaching.

Os comentários estão encerrados.